Smart TV: um mundo de novas oportunidades ou só uma moda do momento?

Samsung Smart TV
Exemplo de Smart TV

O mundo tecnológico no qual vivemos não para de evoluir, romper barreiras revolucionar. Primeiro com a onda dos Smartphones, dos quais quem puxava a frente era o renomado iPhone.

E agora essa nova moda que promete nos aproximar ainda mais daquilo que só viamos em desenhos do gênero de “Os Jetsons”, onde podia comunicar-se com utensílios do dia-a-dia como se fossem um computador, ou smartphone dos dias de hoje. Bom, meus caros, a Smart TV – como o nome já diz – nada mais é do que uma Televisão que possui recursos que a tornam “inteligente”, podendo rodar aplicativos, lhe permitir navegar na internet enquanto assiste seu programa predileto, etc.

Ok, mas o que eu, desenvolvedor tenho a ganhar com isso?

Já ouviu falar em App Store? Sabia que a lojinha de aplicativos da Apple movimenta bilhões todos os anos só na venda de aplicativos? E o mais importante, sabia que os desenvolvedores lucram com os aplicativos vendidos nesta loja? É meu caro developer, não sei se você captou minha mensagem, mas resumidamente fazer aplicativos para gadgets dá dinheiro. E na nova onda de Smart TVs tudo aponta para um imenso lucro em cima dos aplicativos desenvolvidos para essas TVs.

Eu mesmo tive a oportunidade de navegar por uma Smart TV em um shopping aqui da cidade, e achei incríveis e muito úteis as possibilidades por dentro dela, como por exemplo, assistir à um jogo de futebol e ao mesmo tempo postar no twitter sobre o que está achando do desempenho do seu time. Tudo isto em uma mesma tela plana de 42” sem perder um lançe do jogo e sem tirar a mão do controle remoto.

Mas o grande problema é saber se essa moda pega ou não. Se pegar, é um novo nicho de mercado que estará abrindo suas portas e despejando oportunidades em cima dos desenvolvedores de plantão. Se não, vai ser só mais uma idéia que com o tempo cairá no esquecimento.

Mas uma coisa é certa, eu é que não vou esperar de braços cruzados para ver se essa moda pega ou não, pois tudo indica que vai pegar, e se pegar eu já quero fazer parte dos que estarão na crista da onda lucrando com seus apps.

Gostou, quer começar a programar mas não sabe por onde começar?

Developer Forum da Samsung (eu julgo ser a melhor empresa para se apostar no desenvolvimento de aplicativos):
http://www.samsungdforum.com/br
Aqui você vai encontrar todo o material de que precisa para começar a criar aplicativos, incluindo o SDK, tutoriais em vídeo, etc.

LG Developer Lounge
http://developer.lgappstv.com/devel/main/main.lge 
Site com tutoriais, SDK, e guia para iniciar no mundo das Smart TVs da LG.

Bom, ai estão duas portas de entrada para o mundo do desenvolvimento de aplicativos para a nova moda do momento SmartTVs, só resta fazer sua escolha, e ai, arrisca no novo mercado, ou vai só cruzar os braços?

Deixe um comentário